SETEMBRO DE 2014 | 03:17

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Doenças Ocupacionais: saiba como evitar

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A saúde ocupacional é uma importante estratégia para garantir o bem-estar dos trabalhadores e contribuir efetivamente para a produtividade, motivação e satisfação no trabalho. As doenças ocupacionais são decorrentes da exposição do trabalhador aos riscos da atividade que desenvolve. Podem causar afastamentos temporários, repetitivos e até definitivos, prejudicando a produtividade.

Os tipos mais comuns são as Lesões por Esforços Repetitivos ou Distúrbios Osteomoleculares Relacionados ao Trabalho (LER/DORT), que englobam cerca de 30 patologias, entre elas a tendinite (inflamação do tendão) e a tenossinovite (inflamação da membrana que recobre os tendões). As LER/DORT são responsáveis pela alteração das estruturas osteomusculares, como tendões, articulações, músculos e nervos. As lesões são causadas pelo desempenho de atividade repetitiva e contínua, tais como tocar piano, dirigir caminhões, fazer crochê e digitação.

Causas

As causas das doenças ocupacionais podem ser, entre outras:
- movimentos repetitivos
- carga excessiva
- situações de estresse elevado e continuado.

Alguns fatores de risco que contribuem para a instalação dessas lesões são: tracionamentos, postura incorreta e levantamento de pesos de forma inadequada. As LER/DORT instalam-se lentamente no organismo humano e muitas vezes passam despercebidas. Ao serem detectadas, pode existir um severo comprometimento das áreas afetadas.

Prevenção

O trabalhador deve aprender a identificar os sinais do próprio corpo para perceber o início de qualquer desconforto. Os sintomas mais comuns, que requerem a procura por um médico, são cansaço excessivo, desconforto após a jornada de trabalho, inchaço, formigamento dos pés e das mãos, sensação de choque nas mãos, dor nas mãos e perda dos movimentos das mãos.

- A cada hora de digitação, saia de sua cadeira e movimente-se. Se possível, faça exercícios de alongamento. Pausas durante a realização das tarefas permite um alívio dos músculos mais ativos.
- Beba água regularmente ao longo do dia. Uma boa opção é sempre ter uma garrafinha perto do seu local de trabalho.
- Tenha postura adequada: ombros relaxados, pulsos retos, costas apoiadas na cadeira.
- As cadeiras devem ter altura para que sejam sempre mantidas as plantas dos pés totalmente apoiadas no chão.
- Mantenha um ângulo reto entre suas costas e o assento de sua cadeira. A cadeira deve ter formato anatômico para o quadril e encosto ajustável.
- Não utilize o apoio do pulso durante a digitação.
- O monitor deve estar a uma distância mínima de 50 cm e máxima de 70 cm do usuário. A regulagem da altura da tela deve situar-se entre 15 e 30 graus abaixo de sua linha reta de visão.
- Evite posicionar o computador perto de janelas e use luminárias com proteção adequada.
- As máquinas devem estar posicionadas de forma que você não tenha que se curvar ou torcer o tronco para pegar ou utilizar ferramentas com frequência.
- Como regra geral, temperaturas confortáveis para ambientes informatizados são entre 20 e 22ºC, no verão, e entre 25 e 26ºC no inverno.
- Sempre que possível, humanize o ambiente (plantas, quadros e, dependendo do tipo de trabalho, som ambiente).
- Estimule a convivência social entre funcionários.

Passamos a maior parte do nosso tempo no trabalho, por isso é importante aprendermos como prevenir doenças causadas por esforço repetitivo e outros fatores, para garantir mais saúde e qualidade de vida.

 

 
 
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